quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VALEU LULA...



Esse Blog também lembrou e parabenizou o presidente(ex) Luis Inácio Lula da Silva por seus 66 anos, compartilho aqui o texto dos compás do Blog Palavras Diversas que mais sintetizou a verdade sobre esse brasileiro .   #LulaDay.

"O Brasil hoje vive outro momento, bem distinto do que vivíamos há cerca de 9 anos atrás.
Lá naquele longínquo ano de 2002 o Brasil vivia uma inflação que chegava aos 3% no mês de novembro e fecharia o ano acima dos 12%.

O risco país superava os 2.000 pontos, as notas de risco do Brasil estavam excessivamente elevadas.
O desemprego imperava e as perspectivas, a curto prazo, não eram das melhores, principalmente para os mais jovens, como eu que escrevo este post e vivi tempo difícil de emprego e renda.
O Brasil não exportava porque não tinha mercado exterior.
Os salários eram muito baixos, para se ter idéia daqueles "tempos bicudos", o mínimo valia cerca de US$ 70, isso mesmo, uma verdadeira "merreca".
O Brasil era motivo de chacota no cenário internacional, pouco respeitado, tirando os sapatos para entrar nos domínios das nações mais ricas do planeta, não passávamos de um player "café-com-leite", sem grandes possibilidades e pretensões.
Enfim, estávamos quebrados, tal como a Argentina que Fernando De La Rúa herdou de Meném e não conseguiu terminar seu mandato.

Lula mudou essa triste realidade e o país hoje é outro, lidera nações em desenvolvimento no planeta e é exemplo para governos progressistas da América Latina.

Lula reelegeu-se em 2006, elegeu sua sucessora, Dilma Rousseff e o país continua trilhando uma trajetória soberana de desenvolvimento econômico e social, pleiteando nas organizações internacionais uma participação mais ativa e condizente para aquilo que representa o país.

Dilma Rousseff herdou um país muito melhor, mais justo socialmente, com a ascensão de dezenas de milhões de pessoas para a classe média e tantos outros milhões que saíram da pobreza extrema. Mas apesar de tudo, sabe-se que o governo precisará ainda aprofundar políticas nacionais de desenvolvimento, privilegiando a distribuição de renda, a educação de qualidade e a melhoria dos serviços públicos, principalmente os de saúde.

Lula começou este belo trabalho, Dilma e tantos outros que vierem depois, precisarão continuar colocando os interesses do Brasil acima do pensamento entreguista e subserviente que prevaleceu neste país durante décadas.

Lula, guerreiro, do povo brasileiro, nossos mais sinceros parabéns e nosso mais profundo agradecimento pelo país que vivemos hoje e que nos orgulha".

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Corrupção, mídia e farsa.

Que diferença da TV Globo dos anos de 1980 quando sonegou ao povo, até não poder mais, informações sobre a Campanha das Diretas-Já
24/10/2011
Beto Almeida
A farsa da oligarquia da mídia contra a corrupção está em marcha. No feriado do dia 12, a TV Globo fez até plantão, com repórter na Esplanada, em Brasília, interrompendo a programação normal, para falar de toda a sua grande esperança e torcida para que a denominada Marcha contra a Corrupção fosse massiva.
Que diferença da TV Globo dos anos de 1980 quando sonegou ao povo, até não poder mais, informações sobre a Campanha das Diretas-Já, quando milhões de cidadãos foram às ruas para conquistar, finalmente, o voto direto e enterrar a ditadura, defendida pela emissora!
Há uma tentativa de “teorização vulgar”, quando jornalistas tucanos, como Eliane Cantânhede - que chegou a considerar um comício do PSDB como uma “manifestação de massa cheirosa” - esforçam-se por argumentar que algo inédito estaria ocorrendo nestas manifestações porque não registram presença de partidos, sindicatos, movimento estudantil ou social. Segundo dizem, esta característica conferiria um novo conteúdo à manifestação, de modernidade, espontaneísmo, sem contaminação político-partidária, como a negar o papel da liberdade partidária e sindical, conquistada pelo povo após o funeral da ditadura. Há uma dose de farsa nisto tudo, primeiro porque alguém pagou pelas vassouras (que lembram Jânio Quadros) da manifestação, que também contou com convocação da juventude do PSDB.
As greves de várias categorias por melhor remuneração e condição de trabalho, a luta que continua pela reforma agrária, pelo direito a moradia, mostram claramente que partidos, sindicatos e movimentos sociais não estão cooptados. Ao contrário, estão arrancando conquistas legítimas. Esta é uma conclusão importante. Outra, é sobre a aliança que determinados segmentos da esquerda estão realizando com a TV Globo, terminando por reforçar, involuntariamente, o discurso conservador de que a corrupção foi inventada por Lula-Dilma. Isto sim deve ser motivo de preocupação, sobretudo após a assustadora aliança de setores da esquerda com a OTAN em sua agressão imperialista à Líbia.
Brasil de Fato

Quem tem medo da democratização da mídia?


Nos meses transcorridos desde as acusações a Palocci até esta ofensiva contra Orlando Silva ficou clara a força da velha mídia para pautar a política nacional. A agenda política ficou periodizada pelos ministros que eram a bola da vez das acusações, numa sequência prolongada de “escândalos, que deu a impressão que essa era a cara mais marcante do governo.
A política econômica e sua articulação com as políticas sociais – o tema mais importante do governo, porque isso vai definir a capacidade do Brasil para resistir às consequências da crise no centro do capitalismo – não conseguiu o espaço essencial que deveria ter na agenda nacional. Ficou na sombra da pauta de denúncias produzida pela velha mídia.

Durante os últimos anos do governo Lula – e, em particular durante a campanha eleitoral – foi possível neutralizar relativamente o peso dos monopólios da mídia privada, com Lula – do alto da sua imensa popularidade e com sua linguagem de enorme apelo popular -, ainda mais que contávamos com os horários televisivos e os comícios da campanha.

Passadas essas circunstâncias, a velha mídia monopolista voltou a ocupar seu papel central na definição das agendas nacionais, pautando o governo com seu denuncismo, que visa enfraquecê-lo. Agem como um grande exército regular e nós, da mídia alterantiva, como guerrilhas. Temos credibilidade, rapidez, acesso aos jovens – que eles não dispõem – mas contamos com meios muito menores de difusão.

Temerosos do marco regulatório, difundem que haverá limitação à liberdade de expressão. Ao contrário, o objetivo não será calar ninguém, mas dar voz a milhões de outras vozes, que hoje, apesar de majoritárias no país, não se reconhecem e são excluídas da mídia tradicional.

Não haverá democracia real no Brasil enquanto não forem democratizados os meios de comunicação, enquanto algumas poucas famílias deixarem de querer falar e nome do país e da grande maioria da população, que vota contra e derrota sistematicamente os candidatos que essa mídia apoia.

É urgente iniciar o debate sobre o marco regulatório, mesmo que um Congresso infestado de donos de meios de comunicação privados resista ao máximo a qualquer forma de democratização da mídia. Defendem seus privilégios monopolistas, mas tem que ser derrotados, para que a formação de opinião pública no Brasil possa ser democrática e pluralista.


Postado por Emir Sader as 08:45 hs no Blog do Emir