MPB

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

“O Brasil em debate: O Estado democrático de direito, a mídia e o Judiciário”...

Debate discute a cobertura da mídia e Judiciário no processo do "mensalão" .



Com o tema “O Brasil em debate: O Estado democrático de direito, a mídia e o Judiciário. Em pauta a ação penal 470″, os jornalistas Paulo Moreira Leite (Revista Época), Raimundo Pereira (Retratos do Brasil), o professor em Direito Constitucional Pedro Serrano (PUC-SP) e Cláudio José Langroiva Pereira (PUC-SP) e o ator Zé de Abreu discutiram como se deu a participação da mídia e também do Judiciário no processo penal que culminou não apenas nas condenações dos réus, mas também na forte pressão e interferência política que os veículos de comunicação exerceram sobre o julgamento.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Você se lembra? Caso Escola Base: Globo terá de pagar R$ 1,35 mihões.

Publicado em Domingo, 16 Dezembro 2012 09:32
Escrito por Jussara Seixas

A Rede Globo foi condenada a pagar R$ 1,35 milhão para reparar os danos morais sofridos pelos donos e pelo motorista da Escola Base de São Paulo. Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada e Maurício Monteiro de Alvarenga devem receber, cada um, o equivalente a 1,5 mil salários mínimos (R$ 450 mil). A assessoria de imprensa da Globo afirmou que a emissora "está recorrendo e que não divulga a informação por questão de estratégia jurídica" . Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e a revista IstoÉ também já foram condenados. Em todos os casos já julgados, ainda não houve decisões do Superior Tribunal de Justiça.Segundo o site Espaço Vital, a decisão contra a Globo foi tomada por unanimidade na manhã de quarta-feira pela 7ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP. O TJ entendeu que a atuação da imprensa deve se pautar pelo cuidado na divulgação ou veiculação de fatos ofensivos à dignidade e aos direitos de cidadania. Em março de 1994, a imprensa publicou reportagens sobre seis pessoas que estariam envolvidas no abuso sexual de crianças, alunas da Escola Base, localizada no Bairro da Aclimação, em São Paulo. Jornais, revistas, emissoras de rádio e de tevê basearam-se em "ouvir dizer" sem investigar o caso . Quando foi descoberto, a escola já havia sido depredada, os donos estavam falidos e eram ameaçados de morte em telefonemas anônimos