Atualizado às
21h43.
Luiza Erundina (PSB-SP) aceitou oficialmente o convite do seu partido e será apresentada amanhã como vice na chapa do pré-candidato Fernando Haddad (PT) à prefeitura paulistana. O "sim" da ex-prefeita e deputada federal foi dado na noite desta quinta-feira ao vice-presidente socialista, Roberto Amaral, em jantar na capital.
Antes, Amaral teve encontros com o deputado federal Márcio França (PSB-SP), presidente estadual da sigla, e com o vereador Eliseu Gabriel (PSB-SP), que comanda o diretório municipal.
Erundina é um excelente nome para vice de haddad, diz Gilberto CarvalhoPSB indica Erundina para vice na chapa de HaddadPara leitor, cabelos tingidos de pré-candidatos de SP são ridículos
Alessandro Shinoda - 26.fev.2011/Folhapress |
Luiza Erundina (PSB) será a vice de Haddad em São Paulo |
Na rodada de conversas, comunicou a ambos as razões da aliança com os petistas, a ser formalizada nesta sexta-feira pelo governador Eduardo Campos (PE), principal dirigente do partido, às 16h num hotel do centro paulistano. Pela manhã, Erundina se reunirá com os dirigentes municipais e estaduais de seu partido.
A ex-prefeita, que militou no PT até 97, era, a princípio, refratária à ideia de participar da chapa com Haddad.
Distante da direção socialista em São Paulo, a deputada tinha planos de trabalhar exclusivamente na campanha de sua assessora Mona Zeyn à Câmara da capital. Desde maio, contudo, vem sendo procurada por aliados de Haddad, que externou publicamente desejo de tê-la como companheira de chapa.
Questionado ontem sobre a escolha, Haddad não quis comentar antes do anúncio formal da chapa, mas fez elogios a Erundina. "A Luiza é uma mulher partidária, que tem tradição na luta social e um padrão ético incontestável e respeitado por todos os partidos", disse.
"Mesmo tendo saído do PT, ela tem muito respeito da militância petista", acrescentou, em entrevista à rádio Bandeirantes.
A ex-prefeita também foi elogiada hoje pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. "É um excelente nome. Me entusiasma muito e vai entusiasmar muito a nossa militância toda", afirmou Carvalho. Para dirigentes do partido, a escolha ajudará Haddad e compensará em parte o boicote da senadora Marta Suplicy ao pré-candidato.
Os petistas exaltam sua imagem de política honesta e apostam em sua identificação com os eleitores mais pobres para ajudar Haddad, especialmente na periferia. "Ela é sempre muito bem vinda entre nós", acrescentou o ministro.