segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lula confirma acordo sobre energia nuclear entre Irâ e Turquia.

O presidente Lula acaba de confirmar que houve acordo sobre a questão da energia nuclear do Irã. Durante reunião que participou com presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Teerã, ficou decidido, entre outras questões, que o Irã entregará 1.200 quilos de urânio à Turquia e receberá 120 quilos do produto enriquecido com monitoramento de organismos internacionais.

“Aqueles que querem construir acordos e paz sempre vencerão. É mais difícil e mais demorado fazer acordo. Todos nós nos sacrificamos. O que estamos fazendo hoje é a demonstração de que vale a pena acreditar na diplomacia, na negociação”, disse o presidente brasileiro.

Dentro das próximas horas as autoridades dos três países divulgarão mais detalhes dos 10 pontos do acordo, uma das questões mais aguardadas pelas lideranças mundiais. O desejo que equacionar a questão da energia nuclear do Irã mobilizou o presidente Lula que, nos últimos meses, travou conversas com as mais diferentes lideranças no Oriente Médio, Europa e América do Norte.Leia mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário