terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TRT mantém suspensão das demissões no Santander.


Segunda audiência sobre o assunto foi realizada nesta terça 11. Na quarta 12 haverá novo encontro


São Paulo – O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região (capital e região metropolitana de São Paulo) decidiu manter a liminar que suspendeu as demissões sem justa causa feitas pelo Santander em São Paulo, Osasco e região a partir de 6 de dezembro. A decisão foi tomada durante a segunda audiência de conciliação entre o Sindicato e o Santander, ocorrida nesta terça-feira 11.

> Vídeo: matéria especial sobre a audiência

A desembargadora Rilma Aparecida Hemetério considerou que embora o Sindicato tenha tido acesso à petição do Santander, a entidade não teve conhecimento dos documentos que a acompanharam e, por isso, não pôde se manifestar no prazo que foi concedido. “Qualquer decisão que eu tomasse agora seria temerária porque eu estaria ferindo o princípio do contraditório”, disse a desembargadora durante a sessão.

A liminar, requerida pelo Sindicato, foi concedida pela mesma desembargadora em sessão no dia 6. Caso a direção do Santander a desobedeça, terá de pagar multa diária de R$ 100 mil. Na ocasião, a juiza frisou que o banco espanhol deveria respeitar os trabalhadores brasileiros, assim como respeitam os da Espanha, país de origem da empresa.

> TRT-SP suspende demissões do Santander

Nova audiência – Rilma Hemetério concedeu o prazo de 24 horas para que o Sindicato se manifestasse sobre os documentos apresentados pelo Santander. Ela marcou uma nova audiência para quarta-feira, às 15h. Antes disso, porém, haverá uma reunião de conciliação entre os representantes do Sindicato e do banco, às 10h, também no TRT-SP.

Demissões – Desde o início de dezembro, o Santander admitiu ter realizado mil desligamentos em todo o país, mas informações levantadas pelos representantes dos trabalhadores indicam que, de fato, o número de demissões ultrapassa duas mil no Brasil.

Cobrado pelo TRT-SP, o Santander entregou lista na qual constam os nomes de 440 trabalhadores na base do Sindicato em processo de demissão, em dezembro. O banco alega que esse total não caracteriza demissão em massa, mas o Sindicato apresentou dados que mostram o contrário. Segundo levantamento da entidade, a média de homologações do Santander em São Paulo, Osasco e região é de 77,8 ao mês, em 2012, muito abaixo das 440 previstas para dezembro.

Compareça ao Sindicato – Além disso, o Sindicato tem o nome de sete trabalhadores demitidos que não constam na lista apresentada pelo Santander. Por isso, a secretária de Finanças do Sindicato e coordenadora na mesa de negociação com o banco, Rita Berlofa, reforça que os trabalhadores que receberam carta de demissão devem comparecer à sede da entidade (Rua São Bento, 413). “É essencial que esses bancários procurem o Sindicato, pois assim ele nos trazem informações que poderão ser confrontadas com as apresentadas pelo banco”, avisa.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, ressalta que a entidade está disposta a negociar, mas espera a mesma atitude do banco. “Não adianta o Santander querer rever possíveis demissões ilegais, porque estas serão revertidas na Justiça. Queremos discutir as demais demissões de dezembro, como a de trabalhadores que estavam prestes a se aposentar ou daqueles com muitos anos de casa, entre outros casos.”

Veja o video:

http://www.spbancarios.com.br/Videos.aspx?id=467

Nenhum comentário:

Postar um comentário