quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

2013, o ano do centenário de Vinicíus de Moraes.



Por Almeida
Em 2013, o centenário de Vinicius de Moraes. O poeta coloquial, o Poetinha, apelido que gostava, mas que foi dos grandes de nossa poesia moderna, um lírico inovador. A incursão pelo cancioneiro fez dele, o mais popular dos modernos.
A simpatia pela cultura e causas populares, somadas a uma vida boêmia e intensamente romântica, custou-lhe a cassação da carreira diplomática. A ditadura que emergiu do moralismo hipócrita udenista e os seguidores de marchas do reacionarismo carola não admitiam o poeta "devasso", de tantos casamentos - como se devassos procurassem casamento - e o acusaram de desídia nas suas funções públicas. São poucos, o Barão e mais alguns, que projetaram uma imagem externa tão positiva do Brasil, no exercício da diplomacia, imagem que a ditadura enegrecia. Fez isso abandonando os salões, frequentando gloriosos pés-sujos e cantando as coisas mais lindas que via passar.
Então, para abrir o centenário do Poetinha aqui neste espaço, vão dois vídeos. O primeiro com o próprio recitando Pátria Minha, o segundo um documentário sobre sua vida e obra. A benção, Vinicius de Moraes!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário