quarta-feira, 9 de julho de 2014

Morar em outro país não é o mesmo que uma viagem de férias.

Sobre futebol

por Binguinha Viana em 9 de julho de 2014

Todo mundo sabe que a Copa do Mundo é uma disputa entre os países, mas o que muita gente esquece é que essa disputa é no futebol. Se o Brasil ganhasse não seria melhor, mas também o Brasil não é pior porque perdeu. Seria muito legal se o futebol não fosse sempre relacionado com o desenvolvimento econômico, cultural e político do país.
Eu me lembro quando o Brasil ganhou do Japão (não me lembro quando). Eram inúmeras as críticas às condições do IDH de nosso país em relação ao japonês. É verdade que o Japão está na frente, mas no futebol (e era essa a disputa) o Brasil ganhou. E, hoje, falando sobre a derrota para os alemães, muita gente voltou a comparar Brasil e Alemanha em quesitos que nada tem a ver com o futebol.
Chega de as pessoas quererem comparar as derrotas e vitórias no esporte com as outras coisas. Chega de pensar que o futebol tem relação com tudo isso. E chega de achar que não se pode falar de futebol e também entender política. Esporte e desenvolvimento social não tem relação.
Então, é normal que eu, como torcedor, sinta uma grande tristeza porque o Neymar ficou fora de um jogo, ainda que ao mesmo tempo um viaduto tenha caído e matado várias pessoas. Falar do Neymar não quer dizer que eu não tenha me preocupado com isso, aliás, não acredito que quem fez críticas tenha se preocupado muito mais. Acredito que tenha ficado tão parado quanto eu fiquei.
Sou nacionalista e sei que o Brasil não está bem em várias coisas. Mas chega também de ficar achando que “lá fora” é tudo melhor. Muito brasileiro acha que tudo funciona em outros países, mas esquece que a Disney é um parque de diversões. Quem já precisou de hospital nos EUA? Funcionou tão bem quanto a Disney?
E, por último, a minha grande alegria nessa derrota é calar a boca de todos que diziam que a Copa estava comprada. A esses brasileiros que tem vergonha do Brasil em vez de lutar por melhorias, eu só espero que sejam muito felizes quando conseguirem fazer a vida “lá fora”, mas que se lembrem que morar em outro país não é o mesmo que uma viagem de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário