quarta-feira, 26 de julho de 2017

Hoje é dia 26 de julho, Dia Nacional da Rebeldia Cubana.

VIVA O 26 DE JULHO
Hoje é dia 26 de julho, Dia Nacional da Rebeldia Cubana.
Este dia é importante para a América Latina, pois marca a data na qual o povo cubano se levantou contra o poder opressor estabelecido em Cuba. Em 1953, liderados por Fidel Castro, um grupo de revolucionários promoveu o chamado “Assalto Quartel de Moncada” para derrubar a Ditadura Militar de Fulgencio Batista, que era apoiada pelo governo dos Estados Unidos - como tantas outras ditaduras latino-americanas. Em 1959, com lideranças como Che Guevara, Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Célia Sanches, o povo cubano conseguiu derrubar a Ditadura e instalar um regime de democracia popular, advindo dos bairros, locais de trabalho e estudo: o chamado socialismo. Tal regime desenvolveu fortemente a ilha em áreas fundamentais reconhecidas no mundo todo, em especial educação, saúde, cultura, direitos sociais e trabalhistas, esportes e moradia, entre outros direitos. A Revolução colaborou com a erradicação do analfabetismo na área da educação e diversas doenças na área da saúde.
Neste 26 de julho nos levantamos contra o Governo Donald Trump que de forma arrogante e truculenta assedia Cuba querendo novamente quebrar as relações diplomáticas reestabelecidas no final de 2015 e endurecer o fracassado Bloqueio Econômico imposto a ilha que é repudiado no mundo inteiro. A velha falácia dos Estados Unidos e da mídia internacional e brasileira que mentem que Cuba é uma Ditadura continua, visa manipular o povo para que nós não tenhamos no exemplo de Cuba nossa libertação e construção de uma outra sociedade. 
Nosso país sofreu um Golpe em 2016 e desde lá as relações Brasil – Cuba estão paralisadas, Temer e os golpistas atacam o Programa Mais Médicos visando levar ao fim deste programa. Aproveitamos para agradecer o governo de Cuba que tem manifestado solidariedade ao povo brasileiro e repudiado o Golpe ainda vigente no Brasil. 
Somos contra o Bloqueio Econômico em Cuba, somos pela devolução da Base naval de Guantánamo hoje ocupada pelos Estados Unidos ilegalmente no oriente da ilha, lá torturas ocorrem com presos políticos capturados pelos Estados Unidos, situação condenada mundialmente.

Viva Cuba, Viva a amizade do Povo Brasileiro com o Povo Cubano,
Viva a Revolução Cubana, Viva o 26 de julho!
Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba - MPSC
VIVA O 26 DE JULHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário