quarta-feira, 22 de novembro de 2017

TVT na História: Reforma Trabalhista




Até o século XIX, trabalhadores do mundo todo enfrentavam longas jornadas de trabalho, em condições degradantes, tudo isso em meio a um forte processo de industrialização, que crescia no mundo todo por influência da Revolução Industrial.

De lá pra cá, muitos direitos foram alcançados no campo trabalhista, mas no Brasil, só foi possível conquistar direitos e maior regulação nas relações de trabalho em 1943, com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT.

Mas, apesar do consenso entre juristas de que as leis trabalhistas são necessárias para dirimir problemas nas relações de trabalho, esse conjunto de leis sempre caiu em questionamento no meio empresarial e as justificativas eram diversas: desde a adequação dessas leis à conjuntura atual econômica (já que a CLT é bastante antiga) até a afirmação de que essas leis protegem mais o trabalhador do que o empregador.

O fato é que hoje estamos assistindo a um momento de mudanças concretas nas relações de trabalho e a parte mais interessada, os próprios trabalhadores, não foram ouvidos e agora tem de encarar uma nova realidade nas relações patrão e empregado, que podem mudar significativamente, a vida de milhões de brasileiros.

Nesta edição do TVT na História, mostra alguns momentos em que as leis trabalhistas sofreram ataques e um paralelo entre o passado e o presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário