segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Época compra briga inglória com a Gaviões .



Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República e Dida Sampaio/Agência Estado

Ao contestar homenagem da escola de samba corintiana a Lula, revista da editora Globo revela preconceito e expõe os bastidores da própria publicação; diretor Hélio Gurovitz teria interrompido férias para alterar texto de repórter22 de Janeiro de 2012 às 14:00

247 – Mestre-sala, porta-bandeira, baianas e... mensaleiros. De acordo com a revista Época, da Editora Globo, esta é a ala que falta no próximo desfile da Gaviões da Fiel, que, em 2012, decidiu homenagear o ex-presidente Lula. Uma homenagem natural, diga-se de passagem, uma vez que Lula garantiu um dos principais sonhos da chamada nação corintiana: o estádio próprio, que está sendo construído em Itaquera e irá abrir a Copa do Mundo de 2014. Além disso, deixou o governo com aprovação recorde.

Ao contestar a homenagem da Gaviões, a revista Época deu um tiro no pé. Expôs os bastidores da publicação, pois o diretor de redação, Hélio Gurovitz, foi acusado de interromper suas férias para editorializar o texto produzido pela repórter Mariana Sanches, pesando a mão contra o ex-presidente Lula.

Em nota, a Gaviões da Fiel se manifestou sobre a reportagem. Leia abaixo:

Nós, dos Gaviões da Fiel, repudiamos o conteúdo da matéria publicada pela revista Época, em 21/01/12, em sua edição de nº 714, cujo título é “Cadê a Ala dos Mensaleiros”,e fazemos a questão de apresentar os fatos da forma mais clara e verdadeira possível.

Em meados de novembro, fomos procurados pela “repórter” Mariana Sanches, que nos solicitou uma visita sob a alegação de estar escrevendo uma matéria a respeito do Carnaval 2012. Prontamente recebemos a repórter, que alegava ser essa sua principal e grande matéria e que queria explorar ao máximo para conseguir um destaque com a mesma.

Em função disso e por respeito à profissional, abrimos as portas de nossa quadra e permitimos que algumas imagens fossem feitas em nosso barracão, concedemos entrevista exclusiva com nosso Carnavalesco e com nosso Presidente e nos colocamos a disposição para ajudá-la na conclusão da matéria desde que a mesma nos fosse apresentada antes da publicação.

Porém, infelizmente, usando da má fé característica dos maus profissionais, percebemos ao longo do caminho que a jornalista Mariana Sanches passou a dar um tom tendencioso e de especulação à matéria por meio de contatos – que não sabemos como obteve – com diversas pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob a alegação de estar escrevendo uma matéria a respeito do desfile dos Gaviões.

No entanto, ao ter acesso ao conteúdo final da matéria, constatamos tratar-se mais uma vez de uma agressão gratuita e infundada ao nosso homenageado e, consequentemente, ao processo de construção do carnaval da nossa entidade, que escolheu o enredo sem levantar nenhuma bandeira política ou partidária. O maior objetivo da escolha do tema é a homenagem ao povo brasileiro e aos Corinthianos, através da figura emblemática do ex-presidente Lula, assim como consta na explicação do nosso enredo (clique aqui e saiba mais). Mas não nos surpreende que tal veículo insista em tentar descontextualizar os fatos e criticar o Lula.

A nós, tal episódio só fortalece para que levemos à avenida em destaque estes e outros motivos que fazem com que nosso homenageado tenha sido escolhido como o retrato da nossa NAÇÃO e isso independe da vontade de qualquer veículo de comunicação que queira descontextualizar a homenagem que levaremos à avenida neste carnaval.

Confira também reportagem anterior do 247 sobre a homenagem da Gaviões a Lula:

A escola de samba Gaviões da Fiel definiu na madrugada deste sábado (8), o samba-enredo para o carnaval 2012. O hino oficial em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será levado para a passarela do Anhembi, terá como enredo: "Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula o retrato de uma nação".

Quatro sambas chegaram à finalíssima, depois de cinco semanas consecutivas de disputa entre 16 obras que se apresentaram acompanhadas pela bateria "Ritimão". O carnavalesco Igo Carneiro disse que "o enredo trata de uma figura (ex-presidente Lula) com a qual a nação corintiana se identifica por ser corintiano e pela trajetória de superação. De acordo com ele, a disputa foi uma das mais acirradas dos últimos anos, por causa da qualidade. A decisão, por volta das 5 horas, coube à diretoria, em voto de Minerva. "Queríamos que o samba também fosse um canal de identificação com o torcedor, que o faça cantar na avenida", afirmou Carneiro.

A madrinha da escolha, Sabrina Satto, participou das apresentações. A expectativa é de que Lula esteja presente na festa de lançamento das fantasias, com data ainda indefinida. O primeiro ensaio do samba-enredo vai ocorrer no próximo fim de semana. Em 2012, o samba da Gaviões da Fiel levará a assinatura dos autores: Grandão, Batata, Netinho, Max, Dentinho, Luciano, Mariano Araújo e Magrão R1. Confira abaixo a letra:



"Vai meu gavião...
Cantando a saga do menino sonhador
Um filho do sertão, cabra da peste... Irmão
Que deus pai iluminou!
Trouxe no sangue a coragem, a fé
O poder regendo seu destino!
Na cidade grande a esperança... O futuro promissor!
Traçou seu o caminho
Cresceu foi à luta... Prá vencer
E o sonho se torna real
Luiz Inácio o operário nacional!
Companheiro fiel... Por liberdade
Na corrente do bem... Contra a maldade!
Elo forte da democracia
A luz da nossa estrela guia!
Viu... No coração do Brasil
Tanta desigualdade
O retrato da realidade
A utopia buscando a dignidade!
Solta o grito da garganta e vem comemorar
A soberania popular
Felicidade...
O povo unido venceu
A cidadania resplandeceu
Uma nova era aconteceu!
Sou da nação, sou valente e festeiro
Corinthiano loucamente apaixonado!
Em oração a São Jorge guerreiro
Peço que o brasileiro seja sempre abençoado!"


http://www.brasil247.com.br/pt/247/poder/37207/Época-compra-briga-inglória-com-Gaviões-da-Fiel.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário