terça-feira, 22 de maio de 2012

Metrô e CPTM entram em greve nesta quarta- 23/05/2012 a partir da 0:00 hs.



Os funcionários das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás do Metrô e das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vão entrar em greve a partir da 0h desta quarta-feira (23). A decisão foi tomada durante assembleias realizadas pelos sindicatos dos metroviários e dos ferroviários na noite desta terça-feira (22).

O anúncio foi feito pelos metroviários após uma audiência de instrução realizada na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) entre representantes do sindicato e da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Após a audiência terminar sem acordo, a Justiça determinou que 100% do efetivo do Metrô trabalhe nos horários de pico (das 5h às 9h e das 17h às 20h). O sindicato, porém, informou que não irá cumprir a determinação.
Segundo Alexandre Leme, diretor do sindicato, a categoria não irá respeitar a liminar da Justiça porque isso significaria não ter greve. Ele disse ainda, que a empresa deve colocar trens em circulação operados por supervisores, mas garantiu que os metroviários não irão colaborar com a medida.

Leia mais notícias de São Paulo

CPTM faz assembleia e também pode parar amanhã
A decisão do TRT obriga ainda os metroviários a colocarem 85% da frota nos demais horários. O Tribunal proibiu também a prática de catraca livre. Caso os metroviários descumpram a decisão do TRT, ficou determinada multa diária de R$ 100 mil, em favor de entidades determinadas pelo Ministério Público do Trabalho.

Reivindicações
Os metroviários exigem 5,13% de reajuste salarial, 14,99% de aumento real, vale-alimentação de R$ 280,45 e reajuste de 23,44% para o vale-refeição. Também querem equiparação salarial, 36 horas semanais, adicional risco de vida de 30%, periculosidade sobre todos os vencimentos, plano de saúde acessível para os aposentados e reintegração de todos os demitidos em 2007.

Acidente em São Paulo
A decisão foi tomada pelos sindicalistas quase uma semana após dois trens da linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) do Metrô bateram. O acidente ocorreu por volta das 9h50 do dia 16 de maio perto da estação Carrão, na zona leste da capital paulista.

Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a velocidade da composição que bateu na traseira da outra era de, no máximo, 12 km/h. O secretário afirmou que o acidente foi causado por uma falha em uma das placas de circuito eletrônico da linha, responsável pelo controle da velocidade dos trens.

Greves pelo País

Em outras cinco capitais, a greve de metroviários e ferroviários completa nove dias nesta quarta-feira. As cidades de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Natal (RN) estão operando com apenas 30% da capacidade de seus metrôs.
Em Porto Alegre, metroviários realizaram paralisação de 24 horas na segunda-feira (21). Na capital do Maranhão, São Luís, a frota rodoviária está paralisada desde segunda-feira.

4 comentários:

  1. E o trabalhador que sempre sai perdendo nessas situacoes, ja nao basta o sofrimento do dia a dia com os horarios de picos ou falhas de operacao do sistama de metro ou cptm, temos que aturar toda essa patifaria dos profissionais de metro e cptm, se é assim que devemos de chamalos "profissionais" um dia é o metro que bate em outro é uma pessoa que por falta de seguranca se joga ou é jogado na linha. do que vale pagar 3,00 de ida e volta de seu destino pra ter esse tipo de palhacado com o trabalado que tepende totalmente dos transporte metro e cptm.Isso é uma vergolha para um país e cidade que vai receber a Copa do Mundo,imagina isso acontecer em um dia de jogo em plena smn de Copa do Mundo. Talves isso acabe se um dia, quando a populacao se revoltar contra tudo isso e larga de ser vumeravel e essas situacoes, quanto sair quebrando tudo e pessoas que nao tem nada a ver com isso, sairem lesadas.
    Att: Uma cidadao trabalhadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo "Uma Cidadã trabalhadora", todos somos trabalhadores, a greve é o ultímo recurso de uma categoria de exigir seus direitos, ela causa transtornos e desconfortos a todos nessa mudança de rotina mas infelizmente é necessária quando existe intransigência da classe patronal, os trabalhadores exigem melhorias salariais sim , mas também condições de atender a população com respeito e dignidade que ela merece e sabe que isso é possivel sim, basta que o governo veja os trabalhadores e a população com respeito que eles merecem...

      Excluir
  2. Tinha é que manda embora esses caras, não fazem nada e ainda querem aumento!? Que absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é "Anônimo", cada um cuidando do seu umbigo é de cidadão assim domado e individualista que eles "os patrões" querem...Enfim, respeito seu pensamento, lute por seus direitos dessa maneira, sózinho, e vai ver o que vai conquistar.

      Excluir