quinta-feira, 31 de outubro de 2013

As verdades sobre o IPTU de São Paulo.

Por Neto Sampaio


Se você é daqueles que ouve uma notícia (rádio/televisão) e, sem se atentar para a veracidade da informação, sai logo espalhando o boato... Calma!

A notícia de que o IPTU na cidade de São Paulo, será reajustado em até 35%, em 2014, pegou muita gente de surpresa, principalmente, aqueles, que bem cedinho, ligam suas TVs nos telejornais para verem as primeiras notícias do dia.

Agora, imagina aquele eleitor, que cansado das gestões Serra/Kassab, votou em Haddad, esperançoso que o atual prefeito fosse, sim, fazer a diferença em São Paulo... acorda e, a primeira notícia do dia é: "Na surdina da noite, prefeito Haddad, aprova aumento de 35% no IPTU em São Paulo." (Bom Dia SP/Globo)

Certamente, o sentimento de, passados para trás, traídos, raiva, indignação, frustração... lhe subiu a cabeça, certo? Mas calma! A notícia passada pelos telejornais, faltou com a verdade para com o telespectador.

(Importante observar que, o atual modelo do matutino, Bom Dia SP, foi justamente criado para descer a lenha na gestão Haddad, antes (Serra/Kassab), São Paulo era um céu, ou como diz o ansioso Paulo Henrique Amorim, "uma Suíça.")

A verdadeira notícia, é que sim, o imposto será reajustada em até 35%, mas para aqueles imóveis, em bairros chiques. Por exemplo: Aquela mansão avaliada em R$ 5 milhões, no coração do Morumbi, essa sim, terá um aumento de pelo menos 20%. Já aquele prédio, cuja a vista estaiada, é cenário para os seus telejornais, terá um aumento de pelo menos 35%.

Simplificando. Aqueles patrimônios em bairros nobres, bem avaliados em São Paulo, terão um aumento de pelo menos 20% (residencial) ou, no máximo, 35% (comercial).

Bairros de gente como a gente, classe C, passarão a pagar menos IPTU em 2014. Pra se ter uma ideia, mais de 1 milhão (1.056.182) de imóveis, estarão isentos do pagamento de IPTU em 2014; os seja, cerca de 33% de todos os imóveis (avaliados em até R$ 160 mil reais em São Paulo) não pagarão nenhum tostão de IPTU.

Noutras palavras! Os ricos passarão a pagar mais. O pobre, a pagar bem menos... noutros casos, a pagar nadica de nada. Mas isso, os jornalões não dizem, não é verdade?

Veja ao infográfico (IPTU/2014), fonte: G1



Alguns números (*atualizado em 31/10/2013 às 11h46)


Levando em consideração, o último censo divulgado pelo IBGE em 2010 (aqui). A Cidade de São Paulo tem uma população de 11.253.503 habitantes.

Só nos distritos situados na zona azul do infográfico, juntos, somam mais de 2 milhões de pessoas que se beneficiarão com a redução de até 12% na cobrança de IPTU em 2014.

Já nas regiões situadas na zona cinza do mapa, o número de habitantes somam mais de 7 milhões de pessoas, que terão um aumento de, 0.20 à 4.50%, na cobrança de IPTU em 2014.

As regiões na zona amarela do mapa, tem uma população aproximada em 1.800.00 pessoas. O aumento no imposto nesses distritos, será de 5.10 à 9.80%.

Nas regiões do mapa, em laranja, a população - aproximada - é de 650 mil pessoas; já o aumento nessas regiões, será de, 10.50 à 14.80%.

Somente os bairros nobres da capital, em rosa no infográfico, o aumento chegará a no máximo, 20% para imóveis residenciais e 35%, para os comerciais. A população aproximada de habitantes nessa região é de um pouco mais de 1.600.000 pessoas.

Isso se chama, distribuição de renda!

Do blog PIG Imprensa Golpista

Nenhum comentário:

Postar um comentário