quinta-feira, 10 de junho de 2021

RACISMO e ÓDIO em sua forma mais BRUTA.

 


Kathlen Romeu: mulher, mãe, negra e mais uma vítima do Estado   Policial .


“A deputada Andréia de Jesus acaba de sofrer um ataque dos mais vis que já presenciei em 6 anos trabalhando com assessoria parlamentar. Ela pediu um minuto de silêncio pela jovem Kehtlen Romeu, mulher negra, gestante, que tombou com uma bala na cabeça em mais uma dessas desastrosas operações policiais no Rio.  Ela ainda disse que estão matando o futuro desse país, em referência à jovem. 

Tivemos que ouvir de dois deputados da direita que: a) a polícia só mata quem merece morrer; b) que a deputada, mulher negra, advogada popular, "precisava estudar" , que c) os "cidadãos de bem" concordam com toda a atividade policial e que d) esses jovens só seriam o futuro de uma pátria criminosa.

Atacam a honra da deputada e a memória de Kehtlen e de outros tantos jovens negros que tombaram em operações policiais sem piscar.


Tudo isso foi dito com a baba branca de ódio habitual no canto da boca, com os olhos injetados e com a conhecida gestualística violenta, de quem quer ter razão pela força do grito.

O fascismo não suporta ouvir a fala de uma mulher preta sem o tradicional esperneio, mas os limites da atividade parlamentar aqui, foram ultrapassados, e muito. 

Mandar uma mulher negra, deputada, advogada popular estudar, não é apenas arrogância pura e simples: é racismo. 

Há tempos que não escrevo por aqui, mas a indignação é muita. Repassem, façam ressoar. Não podemos compactuar com esse tipo de atitude em uma democracia, ainda que imperfeita, como a nossa.” - Pedro Munhoz, assessor da deputada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário