quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Complexo do Alemão: "Não houve guerra do tráfico. Soldados do exército atiraram para o alto"

Deus e o diabo na terra e o povo acredita em quem?



No final da tarde de ontém, dia seis de setembro, nossa reportagem foi ao Complexo do Alemão ouvir os relatos de moradores vítimas da violenta ação do exército na noite de domingo. No momento em que faziamos uma entrevista, moradores alertavam uns aos outros que o exército estaria subindo o Complexo para levar a cabo um toque de recolher. Nossa reportagem ficou horas escondida na laje de uma casa no alto da favela de onde era possível assistir aos tiros de munição traçante disparados para o alto pelas tropas. Os disparos foram feitos durante horas e sempre partiam de localidades onde existem quartéis do exército.

Quando nossa equipe deixou a favela, repórteres do monopólio dos meios de comunicação e militares diziam que os tiros se travam de um suposto confronto com traficantes. Contudo, durante as sete horas em que permaneceu na favela, nenhum traficante foi visto por nossa reportagem, a única dentro do Complexo no momento dos disparos. Durante as sete horas em que nossa equipe esteve no local, trabalhadores mostraram-se revoltados com a militariazação e dispostos a lutar contra os desmandos do exército. Focos de protestos podiam ser vistos na Nova Brasília, na Fazendinha e na Grota. Nas ruas, moradores começavam a sair de casa e comentar a ação dos militares que, segundo rumores, deixou mortos um senhor de idade e uma menina que voltava da escola.

Comentários da pessoa que enviou o vídeo (patrickgranja)
  • @marcoaurelioeb Cada figura que aparace por aqui.
  • Era só que faltava! Exército dando tiro pro alto (e traçante, que é raro) simplesmente por atirar... Faça-me o favor! Acreditar num bando de desocupados que preferem o poder de volta à bandidagem, que idolatram o verdadeiro sentido da palavra MARGINAL (que vive à margem da sociedade) e querer fazer esse tipo de reportagem barata e sem fundamento é de se lastimar... O Exército quando atira, qualquer um filma. Por que não filmaram de onde saíram esses tiros? Vai lá tentar filmar bandido atirando..
  • @TheDjheltonrj Amigo, nosso jornalísmo é, de fato, barato, porque só os que fazem coro com o Estado reacionário, como você, são financiado para fazer um trabalho jornalístico. Mesmo assim, com muita dificuldade, nós fazemos, corremos risco, falamos com os moradores de favelas, coisa que nenhuma emissora faz. Não nos julgue, principalmente quando não sabe o que está falando. Isso é internet, mas têm pessoas do outro lado do computador.
  • @TheDjheltonrj Outra coisa, munição traçante não é nada raro, como você disse. É só um tipo de munição usada a noite para dar ao atirador noção da direção dos disparos. Mais uma vez: não fale o que você não sabe. Quer dar uma opinião? Então paute-se primeiro. Eu estive lá e não apoio o tráfico. Muito pelo contrário. Sou inteiramente a favor do combate ao tráfico. Mas o exército não está lá pra isso. Caia na real e veja um pouco menos de TV. Vá ler um livro de sociologia, relações humanas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário