quarta-feira, 19 de junho de 2013

Fascistas que o discurso de direita disfarçado despejou nas ruas.

publicado em 19 de junho de 2013 às 11:07


Foto: Marcello Camargo/ABr
É Hora de Defender o MPL
por Lincoln Secco e Antonio David, especial para o Viomundo
 
Em célebre imagem do Manifesto Comunista Karl Marx mostra um feiticeiro que perdeu o controle dos poderes subterrâneos que ele mesmo despertou. As manifestações de segunda-feira foram o ponto de virada do Movimento Passe Livre.
Quando o movimento se massificou, isto não aconteceu sob a bandeira do MPL, mas depois de uma convocação de parte da grande imprensa. Sendo assim, as justas demandas iniciais se juntaram a manifestações de direita. O que explica a metamorfose?
Em primeiro lugar, lembremos que este movimento atual é seguramente importante e de massas, mas muito menor do que outros passados. Basta pensar nas Diretas Já que colocavam milhões nas ruas numa era sem redes sociais. Mais fraco e sem uma direção tradicional, ele tem que aprender no calor da luta a recuar para avançar depois.
O segundo aspecto do momento atual reside no fato de que antes as pessoas comuns iam às ruas depois de ouvirem o chamado que passava pela palavra impressa e esta dependia de organizações previamente estabelecidas que podiam arcar com  custos de edição de revistas, jornais etc. As redes sociais permitem que indivíduos falem diretamente entre si sem a mediação de organizações, salvo o mercado virtual.
Pessoas assim podem partir para a ação e expor ingenuamente os seus preconceitos e sua “coragem” (sic) escondida no anonimato da rede.
O terceiro aspecto que merece consideração é que a grande imprensa televisionada continua muito importante e, ao mesmo tempo, totalmente fora de controle democrático. Na Venezuela, Chavez enfrentou manifestações e tentativas de golpe reduzindo o papel da televisão.
Organizações na forma de “rede” existem desde que Marx criou seu círculo de correspondência londrina ou antes. Decerto os meios atuais potencializam infinitamente uma teia assim. O que o MPL pode aprender com seu magnífico movimento inicial é que organizações horizontais não deixam de ter pessoas provisoriamente na  liderança. Mas os líderes devem obedecer às bases e podem ser trocados. E as bases não são as pessoas nas ruas simplesmente, mas aquelas que comprovam real participação nas tarefas decididas. O MPL tem sim o direito de vetar atos que os seus membros orgânicos não decidiram previamente.
Para os partidos está dado o recado: está havendo um ensaio de algo diferente que poderá suscitar organizações de tipo novo à direita e à esquerda, assim como existem partidos verticais de direita e de esquerda. A juventude deve invocar o tumulto. É seu direito. É seu dever. Depois, estudar, estudar e estudar. Só assim se aprende. Primeiro nas ruas, depois se reorganizando. Não tenham medo. Continuem na luta. Mas saibam mudar a tática e desarmar o adversário. Ele tem nome: os fascistas que o discurso de direita disfarçado de combate à corrupção despejou nas ruas.
É possível que passeatas atrás de carros de som e líderes rotativos do próprio MPL no comando sejam a solução imediata que sindicatos mais à esquerda podem emprestar ao movimento, pois as atuais manifestações carecem deste elemento básico: o direcionamento conferido por quem fala mais alto.
Mas a saída estratégica passa por São Paulo e pela prefeitura. O MPL não quer e nem poderia influenciar o quadro eleitoral que ainda está distante. Mas precisa de uma saída digna para eliminar a gordura indesejada do movimento. A saída é o prefeito quem deve oferecer: baixar a tarifa e abrir um diálogo permanente sobre mudanças estruturais nos transportes.
Lincoln Secco é Professor de História Contemporânea na USP; Antonio David é Pós Graduando em Filosofia na USP
Leia também:

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Juventude R$ 0,20 centavos, canalisar energias para as lutas que realmente interessam a todos!


Fator previdenciário , por que se preocupar com algo que vai utilizar só na velhice, né... Terceirização, por que se preocupar com algo que pode acabar com todos os direitos dos trabalhadores?. Liberdade de expressão e regularização da mídia, por que se preocupar com algo que só lhes ajudão a formar opiniões e que nunca te manipularão ,como nossos pais?... O transporte é legal pois do seu carro parece uma Rave ?... Tem plano de saúde, problema de quem não tem? ... Segurança aí sim o bicho pega né, a diminuição da maioridade penal vai resolver?. Varias lutas a se pensar... Ai sim quero ver o bloco na rua, mas será que vem?




Reportagem detalha uso de crianças em torturas na ditadura militar.

Crianças afastadas dos pais, presas junto com eles, usadas como ameaça nas sessões de tortura e muitas vezes obrigadas a assistir as agressões contra eles. as crianças vítimas da ditadura.

Do R7

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Trabalhadores de trens metropolitanos de São Paulo decidem entrar em greve.


São Paulo – Em assembleia conjunta na noite de hoje (12) os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram entrar em greve a partir da meia-noite.  Vão ficar paralisadas as linhas 8, 9, 11 e 12 dos trens metropolitanos. Os empregados que trabalham nessas linhas são representados pelos sindicatos dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana e dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil.

A CPTM rejeitou em audiência na tarde de hoje a proposta apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que previa, entre outros pontos, reajuste de 8,56%. O tribunal chegou a apelar para os trabalhadores que evitassem a paralisação antes que o TRT emitisse uma decisão sobre o impasse.

terça-feira, 11 de junho de 2013

OS MENINOS DE ALCKMIN... TUDO QUE O PSDB QUERIA!


Em relação ao PSTU e ao PCO, prefiro nem comentar...



Enquanto isso no Centro de São Paulo um clima de guerra onde um grupo protesta sobre o aumento das tarifas de R$0,20 centavos... Coisa feita, coisa mandada, protesto orquestrado, vandalismo, eu mesmo presenciei garotos (Estudantes ou sei lá o que) com garrafas de vinho e outras bebidas e um enorme cheiro de maconha na Libero Badaró, trabalhadores não conseguem voltar para suas casas ...A PM atirando bombas de efeito moral em toda a população que saia do trabalho... OS MENINOS DE ALCKMIN... TUDO QUE O PSDB QUERIA, que começa a partir dai a montar seus programas políticos para a TV para a próxima campanha eleitoral... Segundo informações os manifestantes não estão preocupados com o aumento de 0,20 centavos , estão exigindo PASSE LIVRE para estudante, ou seja, não estão preocupados com a população e sim com o seus próprios rabos, sou totalmente a favor de todo tipo de protesto que reivindique algo justo, totalmente a favor de uma juventude politizada que criem atividades e protestem por seus direitos, SEM VANDALISMO, SEM ORQUESTRAÇÃO, repito em alto e bom tom, , o governo Kassab mereceu todo esse silencio dos mais de 5.000 (estudantes ?) que gritavam palavras de ordem hoje no centro de São Paulo...MENINOS DE ALCKMIN... TUDO QUE O PSDB QUERIA. O PIG "Partido da Imprensa Golpista" agradece!
Luiz Casé

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Qual o medo dos poderosos, a fonte de manipulação estaria secando?

Internet tira do mercado Jornais, Revistas, Enciclopédias e agora derruba Canais de TV.



Por: Olimpio Araujo Junior - www.gestordemarketing.com

Estamos vivenciando uma das maiores revoluções nas comunicações e na industria de mídia já vista na história. A chamada "convergência digital" está se consolidando cada vez mais, e a cada dia, recebemos novas notícias de tradicionais veículos de mídias fechando suas portas.

O comportamento do consumidor está mudando, a audiência da web aumentando progressivamente. As pessoas continuam lendo notícias, consultando enciclopédias, assistindo vídeos, programas de entrevista, de humor, filmes, e até ouvindo rádio, porém, não mais nos veículos tradicionais, pois agora é possível fazer tudo isso pela internet, em seu computador, smartphone ou tablet.

Um estudo global realizado pela e-Marketer divulgou recentemente que o investimento publicitário em mídia digital continuará na casa dos dois dígitos pelo menos até 2015. O eMarketer celebra ainda o fato de o faturamento da publicidade online no Brasil dobrou em 2 anos, saltando de 1 bilhão de dólares em 2010 para quase  2 bilhões em 2012.

Isso tem acontecido não apenas pela entrada de novas empresas no marketing digital, mas também devido a migração de grandes anunciantes que tradicionalmente anunciavam em revistas, jornais, rádio e TV e agora estão transferindo parte de seus orçamentos, ou até mesmo 100% de seu budget para ao marketing digital.
Outro ponto importante é que os custos de produção para as mídias tradicionais (TV, Jornais e Revistas), é muito alto, e as mesmas se acostumaram ao longo dos anos a grandes lucros, o que faz com que a publicidade nestes meios seja muito cara e acessível a poucos. 

Abaixo podemos acompanhar alguns resultados desta guerra que está sendo vencida pela internet, e algumas baixas importantes de mídias tradicionais:

   
Globo retira links do facebook como forma de retaliação


Desde o dia 8 de Abril de 2013, as plataformas das revistas da Editora Globo, do jornal O Globo e do G1 adotaram a medida de não fazer a divulgação dos links das suas matérias nos canais oficiais dos veículos da Globo no Facebook. Segundo o Diretor do G1, a medida se deve ao fato de que os anunciantes estavam migrando para o facebook, e que a rede social não concede nenhuma garantia de que seus usuários não receberão publicidades de outros anunciantes quando acessam as fanpages dos veículos da Globo. 

Nos bastidores, sabemos que grandes anunciantes diminuíram seus investimentos em publicidade nos canais virtuais da Globo, ou cancelaram totalmente, devido aos altos custos e baixo retorno. Alguns inclusive estão diminuindo seus orçamentos para divulgação na TV e Rádios, concentrando-se cada vez mais na internet como canal de comunicação e vendas diretas.
     
   
Rede Record faz cortes de custos no RecNov

A área de dramaturgia da Rede Record (RecNov), será um dos pontos cruciais na política de redução de custos implementada. Há algum tempo, a emissora vem reavaliando suas produções na tentativa de eliminar projetos não rentáveis e de buscar novas soluções que demandem menores investimentos.

“O ritmo do consumo das famílias caiu e o varejo é o setor que mais sente essa queda. E, quando o varejo diminui seu ritmo, o negócio televisivo acaba impactado. Tivemos diminuição do volume de anúncios publicitários e temos de reagir a isso”, confessou o presidente da Rede Record, Alexandre Raposo, em entrevista ao Meio & Mensagem.



MTV encerra suas atividades em dezembro de 2013


A partir de Dezembro de 2013 o Grupo Abril anunciou que a emissora musical "MTV" encerrará suas atividades. O canal vai continuar suas operações até dezembro com apenas 40 funcionários, e até lá, exibirá apenas reprises  de seus programas

Ainda existe uma esperança entre os funcionários que a empresa seja vendida para uma empresa concorrente, que daria continuidade ao canal, mas devido os resultados cada vez menores, isso é cada vez menos provável.

A crise no Grupo Abril é tão grande que 11 revistas também deverão ser fechadas.


Enciclopédia Britânica deixará de ser impressa após 244 anos
   

Dia 14/03/2012 foi uma data histórica, e possivelmente marcará um período de transição, que já vem acontecendo lentamente há alguns anos, mas que está a cada dia que passa em um ritmo mais acelerado. A  Enciclopédia Britânica, a mais antiga do mundo em inglês, anunciou o fechamento de sua edição em papel, 244 anos depois que seu primeiro exemplar foi publicado em Edimburgo, na Escócia, em 1768.


Jornal passa a ser só online depois de 120 anos em papel
   

Muito se fala sobre a sobrevivência e sobre a "morte" dos jornais em papel face a popularização da Internet. O Jornal do Brasil, um dos mais antigos diários brasileiros, com 120 anos de existência, viu-se obrigado não só a aderir ao online, mas a desistir da sua versão em papel. A partir de Setembro de 20120 O JB passou a ser publicado unicamente na Internet, depois de a edição impressa ter sofrido uma quebra de quase 80% nas vendas.

Esse não é um fenômeno isolado, centenas de jornais e revistas tradicionais fecharam as portas ou migraram para a internet nos últimos anos. A baixa mais recente é da revista Reader's Digest. A holding RDA entrou com pedido de falência nos Estados Unidos em fevereiro este ano. Com escritórios em 42 países, a RDA (Reader’s Digest Association) publica 75 revistas.
Leia aqui também...

sábado, 8 de junho de 2013

Julian Assange critica "espionagem em massa" dos Estados Unidos.

Jornalista australiano diz que o povo tem o direito de entender o que o governo faz em seu nome
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, criticou nesta sexta-feira (07/06) em entrevista à rede de televisão americana CBS News os casos de "espionagem em massa" dos Estados Unidos revelados pela imprensa local.

Assange, asilado atualmente na embaixada equatoriana em Londres para evitar sua extradição à Suécia por uma acusação de estupro, disse que "as pessoas têm o direito de entender o que o governo faz em seu nome".

O fundador da organização responsável pelo maior vazamento de documentos sigilosos da história dos EUA opinou que não é necessário conhecer "todos os aspectos, cada detalhe" dos programas de espionagem, mas sim "suficientes parâmetros para saber o que está acontecendo".

Os jornais The Washington Post e The Guardian revelaram ontem que a NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) e o FBI recebiam dados diretamente dos servidores de Microsoft, Yahoo!, Google, Facebook, PalTalk, AOL, Skype, YouTube e Apple para controlar comunicações no exterior de suspeitos de terrorismo.

Além disso, o Guardian revelou que as duas agências têm também acesso a dados de ligações dentro dos EUA da operadora de telefonia Verizon, o que também ocorre com outras duas companhias de telecomunicações, AT&T e Spring, de acordo com o Wall Street Journal.

Agência Efe
Julian Assange: vazamentos de Bradley Manning não colocaram em risco vidas de americanos


"De nenhuma maneira a opinião pública americana ou internacional estava a par, em detalhes, destes programas maciços de espionagem", afirmou Assange à CBS News.

O fundador do Wikileaks disse que possivelmente a fonte que vazou a informação ao Guardian e aoWashington Post sobre os programas de espionagem de registros telefônicos e de comunicações na internet terá o mesmo destino do soldado Bradley Manning, que está sendo julgado por revelar centenas de milhares de documentos sigilosos ao portal de Assange.

Manning pode ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado de "ajuda ao inimigo".

Assange disse na entrevista que sente "preocupação" pela possibilidade de que Manning seja condenado "a uma morte em vida" e disse ser "completamente falso" que os vazamentos do soldado ao Wikileaks tenham colocado em risco a vida de americanos.

"Nem mesmo o Pentágono disse que uma só pessoa tenha sido atacada fisicamente como resultado das publicações", afirmou.

*Com Agência Efe